Aqui tem mais!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sobre vandalismo e preconceito!

Mais de 100 mil argentinos na capital gaúcha hoje. E como em qualquer lugar que mistura, multidão, álcool, euforia e competição, muitos e lamentáveis incidentes. Todos os argentinos não prestam?

Abertura da copa, protestos pelo Brasil inteiro. Incontáveis atitudes de vandalismo, quebra quebra, confronto com a polícia, destruição de patrimônio público e privado e todo isso noticiado para o mundo inteiro. Todos os brasileiros são vândalos?

Jogo Itália x Uruguai, o uruguaio Suárez dá uma mordida no ombro de um jogador do time adversário. Todos os Uruguaios são agressivos? 
Pois é, as respostas você sabe.

Tenho lido muitas críticas as más atitudes de alguns torcedores hermanos, ocorridas hoje em Porto Alegre e estou aqui lamentando. Não há o que justifique agressão e vandalismo. Mas muito pior do que condenar estes lamentáveis casos isolados, é generalizar, uma nação inteira por conta disto. Os argentinos são tão bem vindos ao nosso país quanto nós somos ao deles. Assim como por conta de grupos de vândalos, que aparecem em manifestações nas nossas capitais, onde infelizmente Porto Alegre é sempre uma destas cidades. Não é sinônimo de um  Brasil de vândalos. Atitudes de estrangeiros, sejam eles argentinos ou não, também não são sinônimo de uma nação de vândalos!

Vandalismo, agressão, roubo e todos os tipos de incidentes são condenáveis sim. E tão condenável quanto isso é o preconceito em generalizar o que quer que seja. Somos contra o preconceito na hora de defendermos um dos nossos ao postarmos fotos com bananas nos dizendo macacos. Mas na hora de generalizar um país inteiro por atitudes isoladas, somos é hipócritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários. Este espaço é para você deixar o seu!