Aqui tem mais!

terça-feira, 5 de março de 2013

Sobre o futuro





Futuro, quem pode prever?
Ninguém! Não há cartomante, bola de cristal, búzios, tarô e mãe Diná que possam prever os próximos capítulos de fato!

Hoje estive pensando nos meus, nas coisas que desejo para breve e no caminho que estou percorrendo para alcançá-los. Fechei o olho e imaginei que estava sobrevoando minha própria estrada e avistando o que há pela frente. Avistei só até onde as limitações da minha imaginação permitiram. Perto das façanhas da vida real a imaginação se torna pequena.

Não foi possível ver o que de fato me espera e pensando bem, é melhor assiml. Tentando prever o futuro se perde muito do presente. Se perde tempo, perde o brilho de algumas passagens e por saber que alguns momentos são efêmeros, talvez não veríamos o valor dos pequenos ensinamentos que eles trazem.

O futuro é para onde caminhamos, mesmo sem garantia de chegada. É onde depositamos todas as pendências do hoje. É a consequência do presente. Ele é a colheita do agora, mas se agora não se planta, logo, o que colher?

Não há como prever o imprevisível, mas se eu pudesse dar algum conselho de como ter um amanhã melhor, seria: faça bom proveito de hoje.

Escolha tudo que vá externar, em especial as palavras. Que estas sejam doces, mesmo nas horas mais perturbadoras, pois talvez, você tenha que as engolir lá na frente.

Que a coragem seja sempre superior ao medo. Vá, mesmo temendo o que poderá encontrar. Não deixe o medo paralisar, a vida requer movimento.

Não armazene em si maus sentimentos, ressentimentos e arrependimentos. Não há como ir longe carregando estes pesos nas costas. Eles são semeadores de amarguras e limitadores de entregas. 

Aceite não ter conquistado o que estavas desejando. Nossos desejos são diferentes de nossas necessidades e nosso merecimento. O que parece ruim hoje é o que faz sentido lá na frente. Tudo tem um lado B. As vezes é necessário deixar o espaço aberto para o que tem que se encaixar, e não para aquilo que queremos que encaixe.

A cautela é sempre uma boa conselheira, mas existem coisas que não podem ser adiadas. Um diálogo, um passo a frente, um telefonema, um pedido de desculpas, comprar uma passagem no primeiro avião com destino a felicidade, ops, para encurtar as distâncias. Não adie o que estampa sorrisos no rosto, o que faz o coração pulsar mais feliz e tampouco o que te deixa em paz.

E por último, vá em frente. Não fique esperando pelo futuro, vá ao encontro dele. Trace uma meta e arrisque o primeiro passo. Quanto mais caminhamos, mais em frente queremos ir. E em frente é onde fica o tal futuro, que tanto se busca, sonha e espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários. Este espaço é para você deixar o seu!