Aqui tem mais!

domingo, 10 de maio de 2009

Carta a minha mäe!

Porto Alegre 8 de maio de 2009 (2:23)


Lembra meu amor, a primeira fase difícil que passamos juntas?
Foi a vinte e poucos anos atrás, lá em Campo Grande, eu na tua barriga e tu trabalhando e enfrentando sozinha os primeiros dos muitos desafios que ainda enfrentaríamos! O pai duvidou! A avó o apoiou! A mãe não aceitou! O avô com a generosidade de sempre já previa que aquela seria só a primeira reação e que logo ela seria superada! Não foi fácil. Sem ter para onde ir, fomos parar na casa de uma família maravilhosa que nos acolheu com muito carinho! Carinho que guardamos até hoje!
Os tios ajudaram. Me cuidaram enquanto você trabalhava para que nada faltasse a nós! E lembra de quantos casais sem filhos queriam me “adotar”? Me fizeste tão “perfeita” que todo mundo me queria!
Logo em seguida já na nossa terra natal, trabalhavas em um banco. Lembro de ti saindo de manhã sempre elegante e de salto alto para um novo dia de trabalho. E no final do dia sempre havia uma surpresa pra mim. As vezes um doce. Uma roupa nova. Um brinquedo. Uma tiara para o cabelo. Sempre tinha uma surpresinha na hora em que voltavas do trabalho. Essa era a melhor hora do dia! Logo em seguida teve a fase dos quindins! Um por dia e um novo amor surgia! E virou um casamento! Uma família, pai, mãe e três filhas! Foram dois apartamentos, duas casas, 3 hamisters, 1 cachorro e inúmeros peixes. Lembra dos carros? Um doge marrom, cujo barulho reconhecíamos de longe, um Passat, um gol zerinho, outro gol e outro gol. Até que o ultimo foi roubado! E mais uma vez aquele homem gerenoso nos presenteou com um novo “possante”!
Hora de nos mudarmos, capital do estado em uma manhã de fevereiro. Inicio de uma nova vida e consequentemente novos desafios! Trabalho novo. Tu trabalhava o dia todo e chegava a noite com disposição para cozinhar e garantir nosso almoço no outro dia! E nossa primeira viagem de avião! Que máximo! Lembra mãe? Quanto mais pousos e decolagens mais felizes ficávamos! Tivemos uma semana muito especial em Campo Grande. E uma cheia de surpresas em Cuiabá. Tudo era novo e eu na minha adolescência as vezes reagia com uma certa rebeldia. Mas que logo em seguida foi transformada em aprendizado!
No inicio de 2005 passamos por uma fase em que tivemos que aprender a superar a dor da perda! Foi-se um soldado do nosso exercito! De forma cruel e arrebatadora! Lembro bem da cena quando cheguei em casa... Nossa família esteve mais do que nunca unida e juntos dando força uns aos outros aprendemos a conviver com a dor!
Neste mesmo ano após ter acabado a escola, fiz um curso para um concurso, que você me incentivou! Meu primeiro concurso! Não tive o resultado esperado! Mas valeu muito pela experiência! E foi lá que conheci aquele namorado! Foi bom enquanto durou. Mas melhor ainda quando a história chegou ao fim! E eu comecei a trabalhar. Eventos! Quantas vezes tu foi minha “competente secretária”! Assumiu minha identidade, fechou trabalhos, cobrou caches, me mãetrocinou para ir trabalhar! Tua ajuda foi sempre fundamental!
E quando teus pais adquiriram o tão desejado apartamento na praia! Tudo novinho conforme sonhado. Inúmeros banhos de sol e de mar. E foi lá que conhecemos a melhor fornecedora de pastéis de forno que já cruzou nosso caminho! E por motivo de força maior foi-se o apartamento, talvez este tenha sido o grande incentivo para você desejar morar na praia! Um 2008 cheio de novidades! Viagens para os mais incríveis destinos! A primeira ida ao Caribe a gente nunca esquece!
No meio deste mesmo ano uma desagradável surpresa. Lembro de ti lendo as informações passadas pelo MSN. Tumor? Sim um tumor! Mas perai, tumor é um tipo de câncer não é? Sim é câncer e ela vai ter que operar! Nossa família passou junta por mais um desafio. A superação de um câncer. Mas nossa fé foi maior que o tumor. E lá esta tua querida mãe de cabelos novos e tudo! Ufa!
No natal a decisão anunciada! Vamos nos “separar”! Cada um no seu quadrado, ele em Cachoeira, tu em Florianópolis e eu aqui onde começarei a estudar! Siiiim estou na faculdade. Nem acredito! Que orgulho de mim! Ele foi e nós ficamos, com um apartamento de 5 quartos para desmanchar e a busca de um novo lar para morarmos! Tiraste um mês de “férias” para ao meu lado dedicar-se a busca do novo lar. Missão frustrada. Mas chegou a hora de partir! O dia em que embarcaste nem parecia real. A impressão que eu tive é que estavas indo para mais uma viagem, a passeio ou a trabalho, mas que voltarias em breve! E cá estamos um mês e meio depois, com mais de 470km que separam nossos corpos, mas que não separam nossos pensamentos, nem nosso amor! (*)
Ainda estamos em lares provisórios e em alguns momentos não temos nem um real no bolso! Nunca me senti tão “pobre” mas ao mesmo tempo nunca me senti tão inteligente. Porque além de não fazer nenhuma extravagância eu tenho acompanhado os raciocínios das minhas aulas mais complicadas! Adoro terças feiras, tem lógica matemática e geralmente eu me dou bem nos exercícios propostos! Quem diria ?
Já já iremos nos acomodar nas nossas casinhas novas! A tua pertinho da praia, do jeito que tu sempre sonhou e a minha com minhas fotos e poesias nas paredes. Com taças e canecas. Com saladinhas, bolo abatumado no forno e uma moscatel geladinha a nossa espera! Mal posso esperar para pegar um avião e desembracar ai (*). Parece que estou vendo tua carinha de felicidade me esperando no aeroporto! Mas enquanto este dia não chega, vamos fazendo magica com nosso orçamento. E contando os dias para estarmos juntas de novo! Não há distancia que nos separe. Hoje estas na capital ao lado. Em um futuro breve podemos estar em continentes diferentes. Mas sempre unidas por um sentimento chamado amor, já está arraigado e é imensurável! Não há o que mude isso! Estou aprendendo a ser mais independente. Estou sendo maior que meus medos. E antes mesmo deles chegarem eu lembro que sai da barriga de uma mulher muito guerreira. Que enfrentou tudo e todos para que eu estivesse aqui e quando penso nisso lembro que a coragem está no meu DNA.
Obrigada meu amor por fazer de mim esta mulher que tenho sido. Por me mostrar na prática a sempre ir atrás do que me faz feliz. Por me amar com liberdade. Por me dar direito de escolha e por respeitar minhas escolhas! Por me apoiar! Por me ensinar a ser protagonista da minha própria história! Por ser antes de tudo minha amiga!
Deos foi muito generoso quando uniu nossos destinos. E acredito que estamos cumprindo direitinho nossos papeis!
Eu acho que chega, por eu assim como tu já interrompi o texto, assoei o nariz e lavei o rosto!
Definitivamente o fruto não cai longe do pé!

Vou dizer mais uma vez que te amo e que te amo MUITO, mas só porque ainda não achei nada que possa expressar melhor tudo o que eu sinto por ti!

5 comentários:

  1. Que linda história de amor incondicional! Parabéns! Sem mais comentários, bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem!! parabéns! super mãe!

    ResponderExcluir
  3. (*)
    pausa pro meu choro tbm né!
    recebi tua msg e fiquei com saudade.. vim ler teu blog, me deu mais saudade ainda!
    nao me incomodo se tu vier passar uns dias aqui em casa! hihi

    miiinha tia é um exemplo! e realmente, a fruta nao cai longe do pé!
    sem mais palavras!
    até pq to gripada.. imagina chorando!éca ihihihihi

    saudaaaaaaaaaadeeeeees! saudade tua, da minha tiia! aii carência de vcs!
    aaaamo!

    ResponderExcluir
  4. Sabe munha linda, amei cada momento que ajudei a te carregar no colo e sim sua mãe é uma das poucas mulheres que jamais esquecerei, pois foi e é uma admirável, guerreira, amiga e linada mulher. Parabéns por se tornar essa pessoa linda. Bjos no core, e que Deus em sua infinita bondade te abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  5. Ai Nicole eu sou a tia chorona, você sabe...que linda declaração fizestes para a sua mami...muitas dessas fases passamos juntas,presenciei umas outras estive em pensamentos...você é mesmo forte e espero que Deus as deixe juntas de novo..e que a vida de vocês duas seja sempre abençoada e que continuem lindas e em cima do salto!!!!

    ResponderExcluir

Adoro comentários. Este espaço é para você deixar o seu!